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 O bom e o mau na corrida

Domingo, 24 Julho 2016

O bom e o mau na corrida

Desde os anos setenta, do século passado, que a ginástica aeróbica surgiu como uma ótima forma de praticar movimentos, isso puxou a corrida e outros exercícios cardiovasculares para o interesse de uma grande massa de pessoas, o que foi um passo certo na direção para melhorar a forma física. Ao mesmo tempo, com um grande aumento do conhecimento científico e esportivo sobre aspectos da fisiologia humana e fitness, é hora de reavaliar a ideia de correr como sendo a prioridade do programa de condicionamento físico.

Os benefícios da corrida a longa distância justificam manter a modalidade como pilar de um programa de fitness? Os ganhos são queima radical de calorias e perda de gorduras, dando oxigênio ao sangue que se traduz em energia, e a famosa sensação de felicidade com a endorfina. Hum, parece ótimo! Mas, tudo indica que esses bônus não se justificam contra a lista cada vez maior de razões para evitar a corrida a longa distância de forma excessiva.

A primeira dessas razões é a falta de massa muscular, pois o exercício repetitivo causa perda, basta olhar para os maratonistas para comprovar esse fato, em geral eles são bem magros. Outra questão, a crença de que a corrida a longa distância é a melhor maneira de manter o coração saudável, foi superada pela ideia de que exercícios específicos e dieta são mais produtivos para isso. Outra grande razão para se economizar o corpo na corrida, é que os tornozelos, joelhos, quadris e coluna vertebral vão todos levar uma surra nesse treinamento, pois o impacto é pesado para essas articulações e os prejuízos são muito graves.

Enfim, se você está em forma e se diverte correndo, mantenha seu treino, mas faça alongamentos e conserve um programa semanal de duas sessões de treinamento de força, tudo visando mobilidade articular. Mas, se você é uma pessoa mais velha que parou há algum tempo e está pensando em retomar com corridas, por favor, reavalie seu objetivo, pois as articulações saudáveis, a massa muscular e a densidade óssea são muito mais importantes do que uma queima calórica ligeira. Os exercícios evoluíram bastante para treinar com saúde e segurança pessoas em todos os segmentos. Um grande abraço da Well Academia!